quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aumentam casos e mortes por meningite em Campinas

Em 2009, foram 39, com oito mortes, uma letalidade de 20,5%.

Este ano, o índice até o momento é de 31,25% .

A incidência de meningite, ou doença meningocócica, está maior que nos anos anteriores em Campinas. A letalidade também cresceu, conforme a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Até o momento, Campinas confirmou 32 casos, com dez mortes. Em 2009, foram 39, com oito mortes, uma letalidade de 20,5%. Este ano, o índice até o momento é de 31,25%.

O mesmo avanço ocorre na região. Cosmópolis enfrentou um surto, com 12 casos e uma morte desde abril, que exigiu bloqueio vacinal. O surto começou na Refinaria de Paulínia (Replan), que também vacinou todos os funcionários. No primeiro semestre, Sumaré, Hortolândia e Americana somaram 31 casos.

O infectologista da Secretaria de Saúde de Campinas Rodrigo Angerami explica que, entre os vários tipos de meningite, a meningocócica preocupa mais por sua característica epidêmica e alta transmissibilidade. A progressão é rápida. “Em questão de horas, evolui para quadros graves e até morte. Uma primeira manifestação inespecífica, como febre pela manhã, à noite já pode ter evoluído para septicemia.”

Leia a matéria completa na edição impressa do Correio Popular do dia 28/07/2010.

Fonte: Por Delma Medeiros - Agência Anhangüera de Notícias em 28/07/2010.