sexta-feira, 30 de julho de 2010

Calopsita - Amigo de topete.

Bonita e dócil, a calopsita é uma ótima opção de animal de estimação. Com aproximadamente 30 cm e um topete pra lá de charmoso, esse pássaro precisa de companhia, pois é muito sociável e nada barulhento.

A identificação entre machos e fêmeas é feita pelas cores, diferentes pelas raças. Todos, independente do sexo, têm a crista (topete no alto da cabeça) que, com a variação dos movimentos, é usada como forma de linguagem corporal.

A gaiola deve ser confortável. A medida ideal é de 100 x 50 x 50 cm. Nela, além dos comedores, podem ser colocados brinquedos para a ave de estimação se exercitar e brincar.

Para a alimentação, o recomendável é uma mistura de várias sementes, como: alpiste; painço; arroz com casca; aveia; e semente de girassol. Verduras escuras e frutas devem ser oferecidas 2 ou 3 vezes por semana.

Vale lembrar de que as penas das asas da calopsita devem ser cortadas para evitar fugas e machucados no animal. Com as penas cortadas, ela poderá fazer voos curtos e seguros pela casa. Consulte um veterinário para saber como e quais asas devem ser cortadas.

Fonte: Revista Donna, ed.9