domingo, 25 de julho de 2010

Em tom de brincadeira, Marco Luque apresenta "O Formigueiro"


Marco Luque está sempre em busca de diversão. Não é à toa que ele é considerado o mais brincalhão dos integrantes do programa "CQC", da Band. "Acho que, no momento em que me divirto, consigo fazer com que as pessoas comprem a minha ideia e se divirtam também. Gosto de ser assim", conta.

Talvez por isso, o humorista acaba de engatar em um novo projeto na emissora: "O Formigueiro", que estreia neste domingo (25), às 19h. Pela primeira vez, Luque irá apresentar sozinho um programa de variedades, o qual considera a sua cara. Na produção, convidados participam ao lado dele, de brincadeiras inusitadas e experiências divertidas, como testar teorias científicas no palco. "O intuito é nos deixar descontraídos, tanto eu quanto o convidado. A ideia é a gente brincar e participar de desafios", revela.

No entanto, Marco Luque não está só à frente do programa. O cenário conta com duas marionetes em forma de formiga: a Tana e a Jura. Os bonecos, que ficam na bancada usada nas entrevistas, fazem intervenções e comentários irreverentes. "Elas vão ser mais ácidas. Por não serem gente, as formigas têm essa liberdade de implicar mais, brincar mais. Elas vão somar e atrapalhar um pouco também.", comenta. Já os quadros da produção são uma mistura de experiências científicas com truques de mágicas que são desvendados no palco – formato já explorado pelos programas "Eliana", do SBT, e "Tudo É Possível", da Record. Para que tudo ocorra dentro do previsto, uma equipe com cerca de dez pessoas testa tais experimentos em um balcão antes da gravação. "Algumas experiências são meio malucas e podem não dar certo. Às vezes, quando não dá certo, é mais legal ainda", diverte-se. "Também temos o 'Efeito Borboleta'. É aquele mecanismo: uma bolinha, que bate em um jarro, que acende uma vela, que queima um papel... Sabe aquelas coisas do desenho 'Tom & Jerry'?", compara, aos risos.

O apresentador pretende conduzir o novo programa com o mesmo jeito brincalhão com que já mostra no ar. Mas, em "O Formigueiro", ele tem de estar envolvido no processo como um todo. "No 'CQC', não tenho o compromisso de saber de tudo o que está acontecendo. Lá, faço mais a comédia, funciono como um coringa", destaca. Mais um formato da Eyeworks Cuatro Cabezas – mesma produtora do "CQC", "A Liga" e "24 Horas" – "O Formigueiro" conta com plateia e convidados famosos, que são entrevistados e também participam das brincadeiras propostas. Entre os que já gravaram suas participações, estão as cantoras Luiza Possi e Claudia Leitte, o DJ Thaíde e o jogador de futebol Denílson. "Acho que a partir do momento em que o programa estiver no ar, as pessoas vão ver a cara dele e vão se sentir tranquilas em participar", diz o humorista.

As brincadeiras, aliás, não são tarefa apenas dos convidados. Luque também participa delas. Ele inclusive, passou por "poucas e boas" ao lado de Thaíde, quando tiveram de entrar em uma bola gigante. "A gente teve que fazer uma coreografia dentro da bola. Não foi fácil", lembra. "A bola branca era a mais resistente. Mas até chegarmos nela, nos 'estouramos' em várias", completa.

Mas, apesar do tom leve do programa, o apresentador espera também chamar atenção para assuntos mais sérios. Isso, é claro, sempre fazendo graça. "Desde a época que eu fazia 'Terça Insana', percebi que a gente pode usar o humor para também dizer coisas importantes e fazer com que as pessoas se conscientizem", analisa ele, que se sente confortável na nova empreitada. Principalmente porque acredita que todas as experiências profissionais que teve na vida o prepararam para este momento. "Vejo que tudo que tenho feito na minha carreira foi um treinamento para esse tipo de trabalho", argumenta Luque, que já trabalhou como garçom, animador de festa, mímico, caricaturista, palhaço, monitor de acampamento e foi até jogador de futebol profissional na Espanha.

Fonte: PopTV - Jorge Rodrigues Jorge/CZN(Por Luana Borges)em 25/07/2010.