segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasil conquista nono título da Liga Mundial de Vôlei e é o maior vencedor da competição.

A festa pelo nono título da Liga Mundial de vôlei começou na noite de domingo e só terminou nas primeiras horas desta segunda-feira.

A comemoração da soberania absoluta na competição teve “parabéns a você” ao ponteiro Thiago Alves, cobrança de apostas bizarras e menção ao líbero Escadinha, que desfalcou a seleção brasileira na fase final em Córdoba, na Argentina.

Com nono título da Liga, Brasil deixa rival Itália para trás em números de conquistas e reina soberano.

O Brasil venceu a Rússia por 3 sets a 1 na noite de domingo e conquistou o nono título da Liga Mundial (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Agora ocupa a liderança isolada em números de títulos da Liga – a Itália é a segunda coloca com oito. E a supremacia foi bastante festejada.

Ainda nos primeiros minutos desta segunda-feira, os jogadores da seleção cantaram “parabéns a você” para Thiago Alves. O ponteiro completa 24 anos neste dia 26 de julho. Em clima de festa, Théo aproveitou para cobrar uma aposta vencida sobre seu pai. “Ele disse que rasparia a cabeça se fossemos campeões e vamos cobrar. Vai ter que fazer”, disse ao canal Sportv.

O levantador Marlon também mandou recado ao seu pai em tom de brincadeira: “Vai ter que correr pelado em Curitiba.”

A festa ainda teve a emoção de Murilo, que chorou ao falar do pai. Eleito o melhor jogador da Liga Mundial, o ponteiro dedicou o título e o prêmio individual ao pai. O camisa 8 ainda lembrou do irmão Gustavo, ex-central da seleção brasileira.

“Gustavo é complicado. Ele manda mensagens engraçadinhas antes dos jogos e das competições. Ele é especial. Aliás, tem muita gente que faz parte desta seleção. Wallace, Thiago Barth, Escada [líbero Escadinha], Anderson, Canha [André Nascimento]...”, relembrou.

O co-capitão – na ausência de Giba ele assume a função – abriu espaço para os recados dados aos jogadores que fizeram parte da campanha da seleção. O mais lembrado foi Escadinha. O líbero sofreu com hérnia de disco, teve que ser operado e ficou de fora da fase final da Liga.

“Ele é o melhor do mundo, sem dúvida. Se estivesse aqui, teria ganhado o prêmio e eu estaria aplaudindo como sempre fiz”, disse o substituto Mário Júnior. O líbero reserva, aliás, assumiu o protagonismo na fase final. O defensor se destacou principalmente na semifinal contra Cuba e foi eleito o melhor da posição.

Na Liga Mundial do ano passado, Escadinha foi o primeiro líbero da história a vencer o prêmio de MVP. E mesmo sendo bem representado por Mário Júnior, o titular foi lembrado também por sua liderança e experiência. “Quero dedicar o título ao Escada. Pelo líder que é e o que representa. Quero mandar um abração para ele”, falou Bruninho.

O levantador atuou abaixo do seu melhor nível e reconheceu que não fez uma boa Liga Mundial. Bruninho era titular absoluto, mas foi sacado do time antes da final contra a Rússia. “Duas partidas que eu não fui bem, o Marlon arrebentou. Ele merecia este espaço. O melhor levantador da fase final tinha que ser ele. Isso mostra que o Brasil é um grupo”.

O próximo desafio do Brasil é no Campeonato Mundial, de 25 de setembro a 10 de outubro/2010.