sábado, 28 de agosto de 2010

Alguns animais que usam camuflagem.

O reino animal é um lugar selvagem. Os animais precisam estar sempre muito espertos para se manterem vivos.
Uma das mais impressionantes técnicas de sobrevivência é a camuflagem animal.
Os animais têm a capacidade de imitar as plantas, o solo, ou até mesmo outros animais com o intuito de se esconder ou até mesmo para caçar.
A lista a seguir apresenta alguns animais que são particularmente dotados da arte da invisibilidade.
Lagarto-dragão
Aranhas, cobras, pássaros e até mesmo outros lagartos – todos querem tirar um pedaço do lagarto-dragão. E é exatamente por isso que ele possui um dos mais eficientes sistemas de camuflagem do mundo. O lagarto dragão não apenas consegue se manter quase invisível quando está em um tronco de árvore, como consegue observar com nitidão todo e qualquer movimento de seu predador. Isso não torna a vida deles muito excitante - mas pelo menos eles permanecem vivos para falar a respeito.
Camaleões.
Ao contrário do que diz a crença popular, os camaleões só trocam de cor quando estão em perigo iminente. Sua cor de pele diária, um caqui claro, os mantêm escondidos dos inimigos durante os períodos não tão perigosos. Aproximadamente metade das espécies de camaleões existentes no mundo vive em Madagascar, mas eles também são encontrados na África, Oriente Médio e sul da Europa.

Os leopardos são “gatos” elegantes e mortais e que nasceram com uma camuflagem moderna. Sua pele pode ser tanto malhada (útil para se esconder nas áreas ensolaradas do sertão africano) como simplesmente preta (perfeita para perseguir suas presas nas sombras da escuridão). Coelhos, pequenos búfalos e macacos não têm a mínima chance quando um leopardo escondido faz um ataque surpresa.


Outros ursos e caçadores são as principais ameaças ao majestoso urso polar. Porém, com seus “casacos” de pele branca eles acabam se misturando à brancura da neve do Ártico, evitando assim alguns perigos. Somente o nariz e as patas de um urso polar não têm pelos.

Com o intuito de se esconder de suas presas, as Víboras do Gabão – que estão entre as serpentes mais venenosas da Terra – tiram o máximo proveito de suas manchas castanhas, beges e amarelas. Essas grandes cobras se escondem entre camadas de folhas mortas que cobrem o chão das florestas africanas. Elas também gostam de se aninhar nas turfas encontradas no chão da floresta enquanto esperam por suas presas.

A borboleta-folha é realmente impressionante uma vez que possui a haste da folha, as nervuras da folha e até mesmo a coloração de uma folha morta. Os pássaros passam por elas sem desconfiança alguma já que esses insetos comuns no sudeste asiático se parecem mais com folhas mortas do que com borboletas.


Louva-a-deus
Cuidado – aquela flor que você está pensando em cheirar pode ter um louva-a-deus escondido em seu interior. O louva-a-deus da África Ocidental se camufla para parecer realmente uma flor, com caule, pistilo, estame e tudo o mais que possa atrair os insetos para dentro da flor – então eles os abocanham e o almoço está servido.