sábado, 7 de agosto de 2010

Tchau, férias

Com as baterias recarregadas, você não tem desculpa. Marque presença na classe no maior pique nesta volta às aulas

Férias são uma delícia. Como toda pausa, elas são importantes para sair da rotina, se divertir e descansar. Agora que elas acabaram, nada de preguiça para voltar às aulas. Aproveite esse novo início para se organizar, cumprir bem o seu papel de estudante – não é para isso que você está lá? – e fechar o ano com um boletim de dar gosto aos seus pais e, principalmente, a você mesma. Mostre que você é boa no que faz!

Em agosto, é possível que algumas coisinhas mudem no seu dia a dia escolar. Não tanto quanto no início do ano, mas certamente sua classe será diferente do que era no início dele. Além do conteúdo, talvez novos rostinhos pintem por lá ou que antigos colegas tenham saído da escola ou mudado de sala. Não se preocupe com isso. É chato quando nos acostumamos a ter alguns amigos ao nosso lado todos os dias e, de repente, eles não estão mais ali. Mas não é porque eles não se sentam na carteira mais próxima que vocês vão se distanciar. Mantenha contato. Telefone, internet (e sorveterias) estão aí para isso: encurtar a distância entre as pessoas.

NOVOS NO PEDAÇO

Se houver algum novato na sua sala, é sempre aconselhável que você se aproxime e se apresente. Nem que seja para falar de um assunto qualquer, como saber de qual escola ele veio. Ainda que não sejam as perguntas maaais interessantes do mundo, são uma maneira de recepcioná-lo – e ele vai se sentir muito mais à vontade. Imagine se fosse você num lugar onde nunca pisou e estivesse rodeada de estudantes que nunca viu?! Não seria legal que um deles fosse conversar com você? Aliás, se foi você mesma quem mudou de escola e ninguém teve a iniciativa de bater papo, coloque a timidez de lado e puxe conversa com alguém. Assunto é o que não vai faltar: pergunte onde fica a cantina, a secretaria, o banheiro ou sua sala. Enfim, qualquer ideia é válida para enturmar e, quem sabe, começar uma amizade

No segundo semestre, tem gente que já entra com a corda no pescoço.

E SE O SANTO NÃO BATER?

Não dá para saber se alguém é simpático ou inteligente só de “bater o olho”. Identificar se existe afinidade entre duas pessoas leva algum tempo e, normalmente, os desconhecidos são muito mais legais do que conseguimos perceber à primeira vista. Por isso, dê uma chance para eles mostrarem suas qualidades. Mas supondo que realmente você e o novato não foram um com a cara do outro, fazer o quê? Conviva numa boa com seu colega. Não precisa fingir que a-do-ra e passar o recreio dividindo o lanche, mas cumprimente, trate bem e não faça fofocas. Se rolar implicância constante, apelidinhos e brincadeiras que a incomodem por parte dele, não hesite em pedir ajuda ao seu professor. Esse tipo de prática, chamada bullying, está com os dias contados, pois estamos todos de olho e não precisa ter medo de falar que está sofrendo alguma brincadeira de mau gosto, combinado?

PONTINHOS PRECIOSOS
No segundo semestre, tem gente que já entra com a corda no pescoço. Quem falou demais, estudou de menos, teve muitas faltas ou dificuldade em alguma matéria, vai precisar fazer um esforcinho a mais para conseguir se sair bem nas próximas provas. Para essa turma, a recomendação de pegar nos livros é ainda mais forte. Aproveite o fôlego que as férias te deram para se animar para os próximos desafios.

O volume de trabalhos costuma ser maior, mas não encare o que vem pela frente de forma negativa. “Normalmente, o simples fato de organizar as atividades e colocálas em um cronograma já alivia a ansiedade. Isso mostra que o volume pode ser grande, mas é gradativo e planejado, de forma que não há sobrecarga", diz Rosana Solha, coordenadora pedagógica do 8º ano do ensino fundamental.

Valem as valiosas regras de estudar um pouco todos os dias, fazer as lições, prestar atenção na aula, tirar as dúvidas com seu professor e revisar a matéria antes da prova. “Não precisa passar o dia estudando, mas 1h30 ou 2h bem aproveitadas são suficientes para manter-se em ordem com os conteúdos. O que precisa ser desenvolvido é foco. Não adianta passar a tarde toda na frente dos livros pensando no programa do final de semana", explica Patricia Chelotti, coordenadora pedagógica. Então, nada de preguiça, hein? Afinal, se você for uma boa aluna, em breve, as próximas férias estarão aí! Bons estudos!

Fonte: Por Manoella Oliveira