terça-feira, 24 de agosto de 2010

Esportes - Treinamento para adolescentes.

Por Carolina Botelho e Fátima Martin

Caminhada intercalada com corrida e o aumento gradual do volume de acordo com a idade, além da musculação, são as bases do treino para os jovens.

Uma longa pesquisa da Medicine & Science in Sports & Exercise, a revista científica do American College of Sports Medicine (ACSM), nos Estados Unidos, divulgada em outubro de 2008, mostrou que adolescentes sedentários têm mais problemas emocionais do que os que praticam atividades físicas aeróbicas.

No estudo, mais de 7 mil meninos e meninas entre 15 e 16 anos falaram sobre o quanto praticam exercício e responderam questões sobre o estado emocional. O resultado foi impressionante: os meninos que faziam menos de uma hora de exercício em ritmo moderado foram identificados pelos pesquisadores como adolescentes ansiosos, depressivos e fechados.

As meninas apresentaram quadro similar, além de somatização de doenças e desrespeito às regras impostas. Para completar, comparados aos adolescentes ativos, mostraram problemas de relacionamento social e de atenção. “A adolescência é naturalmente complicada, principalmente no que se refere ao emocional, mental e físico. Sem atividade física, esses problemas tendem a aumentar na fase adulta. Portanto, praticar esporte ajuda na transição para a vida adulta e na conquista do equilíbrio emocional”, disse Marko T. Kantomaa, autor do estudo.A ACSM e a American Heart Association recomendam, portanto, que crianças e adolescentes (abaixo dos 18 anos) pratiquem atividades aeróbicas, como a corrida, por exemplo.

Corrida para adolescentesPara muitos profissionais do esporte, treinar adolescentes para a corrida é um dos maiores desafios. A dispersão comum na fase da puberdade e a falta de disciplina, que ainda está sendo assimilada, podem diminuir o rendimento do jovem.

Para aumentar a motivação e o gosto pelo esporte, Ana Paula Vilar, professora de educação física e mestre em ciência pelo departamento de pediatria da Unifesp, agrega ao treinamento de corrida atividades de recreação para introduzir mais disciplina e comprometimento. “Intercalo corrida com agachamento, flexão de braço, fortalecimento funcional, abdominal. Também gosto de estimular a velocidade com seções de tiros de corrida”, explicou Ana Paula.

O início na corridaO treino bem diversificado traz estímulo à corrida, que no início da prática deve ser intercalada à caminhada. “As aulas iniciais de corrida com caminhada devem ser moderadas no que diz respeito ao volume. Aos poucos, aumentamos a distância a ser percorrida”, afirmou a educadora física.
“O adolescente vai caminhar um tempo maior no início, ou seja, ele irá intercalar três minutos de caminhada com um de corrida.

Como seguimos sempre as orientações da Organização Mundial de Saúde e do American College of Sports Medicine (ACSM), limitamos o tempo de atividade física orientada por dia entre 20 e 40 minutos, durante três vezes por semana”, falou a especialista, que completou: “É comprovado fisiologicamente que três minutos de caminhada ajudam o corpo a remover o ácido láctico do organismo, a prevenir lesões e a diminuir o ritmo cardíaco”.

A recreação orientada faz o adolescente de até 15 anos criar o hábito da atividade física no seu cotidiano. E a corrida é introduzida de uma forma saudável, sem exigir muito, o que não torna a atividade estressante. Aumento significativo do volume: depois dos 16.

A partir dos 16 anos, o tempo da atividade orientada aumenta para 60 minutos, porém com a mesma freqüência semanal de três vezes. Nessa fase, o adolescente, que já consegue correr tranqüilamente 3 km, também intercala a musculação em seu treinamento. “A corrida é crescente. Ele começa a fazer cinco minutos de corrida por cinco de caminhada e, esse tempo aumenta gradualmente até que ele corra 30 minutos”, disse Ana Paula.

Ao praticar atividade física desde o início da adolescência, o atleta pode se tornar um adulto ativo. “A corrida estimula a eliminação da gordura e ajuda a controlar o colesterol, diminuindo também a ansiedade. Além disso, o adolescente que faz uma prática constante poderá chegar à terceira idade com um preparo físico muito bom e a mente equilibrada”, afirmou Ana Paula.

Musculação

O adolescente deve fazer musculação, mas com orientação de um professor. A sobrecarga para o treino deve ser baixa, no máximo dez quilos.
Os exercícios de musculação para os meninos devem ser adaptados para fortalecer somente os principais músculos, já que eles atingem a maturação sexual apenas aos 16 anos e o ápice muscular aos 19 anos.
As meninas podem ter um treino mais intenso após a primeira menstruação, muito parecido com o treino de um adulto. O ápice muscular feminino geralmente acontece aos 15 anos.

Fonte: http://o2porminuto.uol.com.br em 22/08/2010.