quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Anvisa processará rede de cosméticos por usar Cannabis em hidratante.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai abrir processo administrativo contra a rede de cosméticos Empório BodyStore pela venda de creme hidratante à base de Cannabis sativa, nome científico da maconha.

De acordo com a agência, a empresa desobedeceu resolução que proíbe a produção de cosméticos com substâncias narcóticas.

A BodyStore, com sede em Porto Alegre, pode receber de advertência a multa de R$ 1,5 milhão. O centro da polêmica é o creme Body Butter Hemp, vendido a R$ 53,90.

O hidratante é feito com "legítima manteiga extraída das sementes do cânhamo, que é conhecida por auxiliar na regeneração da pele seca", diz texto no site da BodyStore.

Segundo a Anvisa, cosméticos do tipo têm registro simplificado - a empresa faz uma notificação eletrônica e assina termo de responsabilidade, garantindo a segurança e eficácia do produto -, por isso não há análise prévia à venda.

A Body Store informa que a matéria-prima do hidratante tem registro na Comissão Europeia e não possui o THC, portanto não seria entorpecente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo em 26/08/2010.