domingo, 22 de agosto de 2010

A relação da Biologia e Anatomia Humana com a Arte de Leonardo da Vinci.

Veremos aqui, alguns aspectos da Anatomia no decorrer da história.

Ao contrário do que muitos pensam, a Anatomia não é uma ciência morta, muito menos de apenas cadáveres.

Digamos que você tivesse que ser operado às pressas por um médico. Só há duas alternativas: um médico que dissecou trezentos cadáveres e outro que dissecou trezentos ratos. Qual você escolhe para abrir sua barriga?

Imagem: Vitruvian Man - Leonardo Da Vinci

Certamente quem dissecou os cadáveres. Então vemos neste exemplo, que Anatomia, além de não ser uma ciência morta, é essencial para o conhecimento médico, seja ele humano ou veterinário.

A utilização dos animais mortos é UM dos artifícios mais tradicionais que a Anatomia lança mão.

Hoje em dia, a Anatomia se modernizou, e só não vê quem não quer.

Quando começou o estudo da Anatomia?

Começou nos primórdios da história humana. O homem pré-histórico já observava à sua volta a existência de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Com isso passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espécies animais descritas.

Primeiros cientistas

Na verdade, torna-se impossível distinguir a história da Anatomia Humana, Anatomia Veterinária, Medicina e Medicina Veterinária, visto que estas áreas cresceram se se desenvolveram em "parceria" durante séculos.

Os primeiros cientistas Anatomistas e Médicos foram os egípcios. Após vieram os Mesopotâmios.

A importância do médico que cuidava dos animais era tão grande para os Mesopotâmios, que o exercício da atividade ganhou destaque até no "código de Hamurabi".

Essa importância era devida aos cavalos, pois estes eram: o meio de transporte, máquina de guerra e moeda de escambo.

Outros povos que estudaram muito a anatomia veterinária nessa época foram os chineses. Sabemos que a medicina oriental desde os primórdios é muito diferente da ocidental. Isso é devido ao contínuo estudo da anatomia para localização de pontos de pressão e acupuntura.

Na Antiguidade

Foram os gregos que denotaram um maior avanço no estudo da anatomia, com Asclépio. Depois de Asclépio, vieram sucessores, constituindo escola, como por exemplo:

Hipócrates; Aristóteles; Herófilo; Erasístrato; Celso; Rufus; Galeno.

Os Anatomistas estudaram sempre às escondidas, pois era proibido o uso da dissecação. Considerava-se abuso a violação de um cadáver, de forma especial, o humano.

Os estudos provenientes nessa época e nas seguintes, dependiam da autorização expressa do rei, ou corria-se o risco de ser preso e condenado.

Galeno, por exemplo, estudou muito animais e fez alusão ao ser humano, cometendo desta maneira, grandes erros, descobertos depois por anatomistas de outras épocas. Suas descobertas foram ainda utilizadas por 1400 anos.

Idade Média

Foi LEONARDO DA VINCI quem contribuiu muito para a anatomia. Estudando com finalidade de buscar a perfeição em suas formas artísticas, acabou por contribuir com a descrição de partes do corpo. Michelangelo também estudou o corpo humano a fundo.

Dissecações


As dissecações eram feitas em porões, adentrando as madrugadas. Como não havia um curso de medicina ou de anatomia, os discípulos deviam acompanhar os grandes cirurgiões - anatomistas.


Laboratórios

Com o passar dos anos, viu-se a necessidade de se criar faculdades de medicina veterinária, e com isso, instituiram-se os laboratórios. A primeira escola de Anatomia a se destacar na Europa foi a Escola de Salerno, onde era feita a dissecação de forma efetiva em animais, acompanhando os livros de Galeno.

Aparelhos e Sistemas

Há muita controvérsia neste âmbito. Alguns professores preferem utilizar o termo APARELHO para denominar o conjunto de órgãos de um complexo com finalidade comum. Outros utilizam-se do termo SISTEMA.

Não quero criar discordÂncia entre os profissionais da Anatomia. Somente desejo esclarecer, principalmente aos alunos de Medicina Veterinária, que as duas formas estão corretas. O que devemos ter bem claro em mente, é o fundamento de adotarmos um conceito.

Existem os conceitos embasados na Embriologia, Histologia, Morfologia, Fisiologia.

Por exemplo: O Sistema Nervoso é o único que não é motivo de atrito, pois tanto embriologica, morfológica, fisiológica ou histologicamente, é homogêneo. Já o Aparelho Digestório, pode ser assim denominado se nos embasarmos na :

Embriologia = Temos como contituintes o ectoderma (lábios e dentes) e o endoderma (todo o trato digestório);

Histologia = o tecido constituinte do esôfago difere grandemente do fígado, do intestino, e da língua;

Morfologia = composição macroscópica de cada porção do trato gastrointestinal é diferente;

Fisiologia = se analisarmos cada unidade digestória, veremos que são diferentes, mas se analisarmos como um todo, teremos uma finalidade comum: a digestão, e aí sim cabe utilizarmos o termo Sistema.

Semelhante modo ocorre com o Sistema ou Aparelho circulatório. Se considerarmos que o tecido sanguíneo é heterogêneo e o endotélio um tecido totalmente diferente, assim como a função dos vasos ser diferente do coração, ou a morfologia de vasos, sangue e coração, então teremos um APARELHO. Mas se considerarmos que o coração embriologicamente é originado do dobramento dos vasos, então teremos um SISTEMA.

Esse assunto é um certo tabu entre os Anatomistas, pois ainda não se entrou em consenso, apesar da Nômina trazer SISTEMA. Isso foi adotado como padronização: todos falarem Sistema para tudo e não ter brigas.

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Artista florentino, um dos grandes mestres do Renascimento, famoso como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista. Nasceu em Vinci, perto de Florença, filho ilegítimo de um notário com uma camponesa. Além do desenho, pintura e escultura, dedicou-se, também, ao estudo da física, anatomia, botânica, matemática, geologia e ciências hidráulicas. Leonardo da Vinci é um dos maiores nomes da história da humanidade.

Seus trabalhos tiveram especial importância na pintura, onde introduziu, com seus fundos de paisagem, a perspectiva espacial (criação de efeitos de distanciamento, por meio do sfumato e de outros recursos técnicos).

A maior parte de sua obra se perdeu ou ficou inacabada. Hoje, indiscutivelmente de sua autoria, conhecem-se apenas 12 telas. Em todas se pode constatar o excepcional conhecimento que, para a época, Da Vinci tinha da anatomia humana. Nessas obras também se pode observar a importância que o artista dava ao contraste luz/sombra, aos movimentos e aos menores detalhes de uma paisagem ou composição. Os documentos que escreveu revelam seu vasto saber em diferentes áreas. Observou a anatomia do corpo humano a ponto de afirmar — e comprovar através de um famoso desenho — que um homem com as pernas semi-abertas tem, de envergadura, o mesmo que de altura.

Leonardo da Vinci morreu no castelo de Coux, na Franca, deixando sua obra entregue a um discípulo. Hoje, de autoria de Leonardo da Vinci, restam cerca de 600 desenhos, provavelmente a terça parte do que ele produziu.

Placenta = Da Vinci desenhou uma placenta bovina pensando que a humana fosse igual. Essa atitude de dissecar animais e fazer alusões ao ser humano, era muito comum na época, pois haviam proibições e risco de serem excomungados da igreja, tidos como hereges.

Perna e pé, Braço = Essas dissecções visavam o aperfeiçoamento nas esculturas.

Ombro e Pescoço = Note as várias anotações ao redor das figuras.

Olho = Os primeiros relatos fiéis da dissecção de olho, com a sua relação com o encéfalo, foram feitos por Da Vinci.

Cérebro = Também foi o primeiro a utilizar mordes de cera para determinar as cavidades dos hemisférios cerebrais.

Coração = O coração sempre foi um órgão apaixonante e curioso. Também despertou o interesse de Leonardo.


Fonte: http://lesnau.vilabol.uol.com.br/aparelhos.htm