quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vestibular: livros ajudam a avaliar opções mais interessantes nas principais carreiras.

Alguns livros podem ajudar o estudante a matar a dúvida cruel e até a optar entre as carreiras mais glamorosas e disputadas ou outras menos visadas.

Veja livros.


"Seu Futuro em Direito"

Escrito pela jornalista Marcela Matos, o livro examina a fundo 25 especialidades promissoras do direito. Cada uma delas é analisada por um profissional bem-sucedido na área, que revela os caminhos para ingressar em seu nicho de atuação. Ideal também para quem acabou de ingressar em uma faculdade, a obra traz os segredos para conseguir um bom estágio e se tornar um profissional cobiçado no mercado de trabalho.

"Seu Futuro em Medicina"

A carreira médica é conhecida por suas especialidades, como a otorrinolaringologia (que cuida do ouvido e nariz) ou a anestesiologia (responsável pelo alívio da dor). No livro estão presentes 53 dessas especializações junto com o depoimento de mais de cem profissionais --médicos de destaque em suas áreas de atuação. Ideal para quem quer conhecer mais sobre a profissão e para quem acaba de ingressar no curso de medicina e está em busca de um foco. Texto também da jornalista Marcela Matos.

"A Vaga é Sua"

Escrito pelas jornalistas Ana Estela de Sousa Pinto e Cristina Moreno de Castro, do Treinamento da Folha, o livro detalha as possibilidades da carreira de jornalismo. As autoras refletem desde a importância da faculdade e a escolha da mais adequada, até sugestões para redigir bons currículos e passar em concursos públicos ou nos processos de seleções dos grandes veículos. Também são abordadas as inúmeras especialidades dentro da profissão, com o depoimento de profissionais experientes nas respectivas áreas.

"Administrador"

Este volume da "Série Profissões" é dedicado a quem está pensando em se tornar um administrador de empresas. O livro reúne dados atualizados sobre a carreira e orienta como escolher os melhores cursos. Traz também entrevistas com profissionais renomados da área, a história da profissão, o cotidiano do trabalho e as especializações de cada área, além de um perfil das principais universidades.

"Engenheiro"

Também da "Série Profissões", este volume apresenta as áreas da profissão de forma dinâmica e mostra os atalhos para ingressar no mercado de trabalho. Três profissionais de destaque na área oferecem dicas e recomendações. Armando Toledo, diretor da IBM do Brasil, fala sobre a base do engenheiro para atuar em outros campos. Laíce Arantes, engenheira de alimentos de uma grande corporação, fala sobre o preconceito em relação à mulher, e Marcelo Furkin, superintendente de projetos da Camargo Corrêa, trata das diferenças entre a arquitetura e a engenharia civil.

"Publicitário"

Volume da "Série Profissões" que reúne as funções, desafios, exigências e rotinas da carreira de propaganda, assim como os melhores cursos de graduação e pós-graduação na área. Também detalha quais são as especializações e áreas mais promissoras. O livro mostra ainda como conseguir o primeiro emprego e traz entrevistas com publicitários conhecidos sobre o que fazer e não fazer no dia a dia, um guia sobre como obter bolsas de estudo e fontes de consulta para saber mais sobre o ramo.

"Guia Capricho de Profissões"

Perfeito para a garota que entrou agora no mundo adulto e ainda está um pouco assustada com uma escolha tão importante como o curso de faculdade. O guia ajuda a solucionar as principais dúvidas e preocupações que surgem na hora do vestibular e dá dicas importantes sobre as características centrais das principais carreiras.

"Almanaque das Profissões"

O livro traz entrevistas com profissionais das mais diversas profissões e ajuda a decidir a carreira de quem está em dúvida com o vestibular. Também é uma ótima opção para quem já é formado e trabalha dentro do curso escolhido, mas quer direcionar melhor o foco de atuação.