domingo, 22 de agosto de 2010

Salto em distância dá 1º ouro brasileiro nos Jogos da Juventude; judô é prata

O Brasil finalmente conseguiu, neste domingo, obter suas primeira medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.

E o primeiro êxito já foi dourado: Caio Cézar Fernandes dos Santos venceu a prova do salto em distância, exatamente dois anos depois de Maurren Maggi ganhar o ouro olímpico em Pequim na mesma modalidade. Pouco depois, Flávia Gomes conquistou a medalha de prata no judô, na categoria até 66 kg.

Caio Cézar dos Santos no pódio dos Jogos da Juventude: ouro no salto em distância.

A conquista da medalha de ouro foi suada, como atesta Tânia Moura, treinadora do jovem saltador. “O Caio errou os dois primeiros saltos, no terceiro saltou 7,58m e assumiu a liderança. No entanto, na última rodada foi ultrapassado pelo japonês (Sho Matsubara), que fez 7,65m. Mas aí ele foi para o último salto da prova e fez 7,69m. Competiu como sempre faz, como gente grande”.

Para Caio Cézar, ter conseguido acertar a terceira tentativa foi fundamental para se reerguer. “Quando marquei 7,58m no terceiro salto, assumi o controle, vi que podia disputar o título. Entrei na prova confiante, mas não esperava que o japonês pudesse saltar 7,65m. Não fiquei pensando muito. No ultimo salto fui para o tudo ou nada”, contou o atleta logo após a conquista.


“Não tenho palavras para descrever esse momento. Ouvir o hino brasileiro no pódio é muita emoção. Passa muita coisa na minha cabeça agora e acho que essa medalha vai mudar completamente a minha vida".

Já no judô, Flávia Gomes iniciou seu caminho até a prata com vitórias em duas lutas por ippon e a semifinal por yuko. Na decisão, contra a japonesa Miku Tashiro, levou um ippon a um minuto do fim do combate. "A Flávia lutou muito bem, acho que a final ela perdeu no detalhe. E final, se vence ou perde, no detalhe", analisou Fúlvio Miyata, seu treinador.Mas o excelente resultado de Flávia Gomes não deixou de ser comemorado, como a própria judoca fez questão de frisar. "Ainda não tenho noção da dimensão desta medalha, mas tenho certeza que vai marcar a minha carreira. Dedico esta conquista aos meus pais, amigos, treinadores e colegas de treino, pois, sem eles, não teria chegado aqui", declarou a judoca após a cerimônia de premiação.

Investimento olímpico

Miyata relembra que os Jogos da Juventude são uma espécie de termômetro do que virá no mundo esportivo nos próximos anos, sobretudo nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Por isso, também comemorou o desempenho de Flávia Gomes nos Jogos da Juventude."O mais importante é que o judô brasileiro manteve sua tradição olímpica. O evento foi excelente, num alto padrão de qualidade.


Durante todos os dias vivemos uma grande celebração para a nova geração de atletas que vai brilhar num futuro próximo, principalmente nos Jogos Olímpicos do Rio 2016".Após receber a medalha pelas mãos do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o saltador Caio Cezar também demonstrou que seu objetivo também são os Jogos do Rio em 2016.


"Sabia que poderia ganhar o ouro, pelo meu potencial, meu esforço e consegui. Espero estar nos próximos Jogos Olímpicos, em 2012, se eu me superar, e com certeza em 2016".O treinador-chefe da equipe brasileira de atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes, conhecido como Arataca, relembra que a conquista de Caio é, em parte, resultado do investimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na formação de jovens talentos.


“Fizemos camping no Brasil (em Fortaleza e em Uberlândia), e alguns atletas, quando os treinadores pediram, foram treinar no exterior. A pedido do Nélio Moura e da Tânia, por exemplo, o Caio pode treinar 60 dias na Espanha, com os custos bancados pela CBAt”, sublinha Arataca.

Há dois anos atrás, exatamente no dia 22 de agosto de 2008, Maurren Maggi ganhava o ouro nas Olimpíadas de Pequim, ao saltar 7,04m e superar a então campeã olímpica, a russa Tatiana Lebedeva, por apenas um centímetro.